Equipe

Equipe de Pesquisa

Economista formado pela UFRJ, doutorando pelo PPGCTIA-UFRRJ, assessor da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP), diretor da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED), pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP). Trabalhou como técnico do DIEESE de 1992 a 2018, tendo assessorado a Federação Única dos Petroleiros, e trabalhado na área de negociações comerciais internacionais.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor do curso de Mestrado em Direito Constitucional Econômico do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e coordenador de graduação do curso de Direito da mesma instituição.

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de políticas públicas, geopolítica energética, política externa brasileira, integração regional e cooperação Sul-Sul.

Possui Graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado (2013), doutorado (2018) e pós-doutorado (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ).

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui licenciatura plena, bacharelado e mestrado em Geografia pela mesma universidade. Pesquisador da linha de exploração e produção de petróleo e gás pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP). Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia Econômica e Geografia Urbana com ênfase nos estudos sobre dinâmicas territoriais da indústria do petróleo e gás, reestruturação produtiva, metropolização e espaço urbano regional.

Possui graduação em Relações Internacionais (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais (2017) pela mesma universidade.
Possui graduação (1971) e mestrado (1975) em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem o doutorado em economia pela Boston University (1998). É professor titular da UFBA. Foi pesquisador-visitante da London School os Economics and Political Science (2001). Foi Diretor Financeiro (2003-2005) e Presidente da Petrobras (2005-2012). Foi Secretário do Planejamento do Governo da Bahia (2012-2014). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Galp. Tem vasta experiência em estudos sobre petróleo, gás, restruturação produtiva e desenvolvimento.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e mestrado (2023) pela mesma universidade. Atualmente é pesquisador assistente do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP) e Engenheiro de Equipamentos Mecânicos na Eletronuclear S/A. Na Eletronuclear atua junto ao departamento de análise de tensões vinculados à Superintendência de Apoio à Operação das Usinas de Angra 1 e Angra 2. As atividades, sob supervisão, consiste na análise de flexibilidade de sistemas de tubulação de classe nuclear. A atuação no INEEP está relacionada com pesquisas aplicadas ao setor de refino de petróleo no Brasil. A área de concentração acadêmica é a Termodinâmica, na avaliação de sistemas de potência com especial atenção à análise utilizando a Segunda Leia da Termodinâmica. Nessa área de concentração, tem interesses em: cogeração, avaliação energética e exergética, otimização da operação de sistemas energéticos e aproveitamento de calor de baixa qualidade termodinâmica.mestrado

Possui graduação em Ciência Ambiental (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas (2022) pela Escola Nacional de Estatísticas (ENCE/IBGE).

Equipe de Administração e de Comunicação

Administração.
Possui graduação em Administração de Empresas e Engenharia de Produção e é especialista em Comunicação e Marketing e Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem experiência profissional na iniciativa privada e em órgãos de governo.

Relação com a imprensa.

Iniciou sua carreira como repórter da área econômica, especializando-se em temas sobre energia. Trabalhou em O Globo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, onde foi repórter, editora e chefe da sucursal do Rio. A partir de 2003, dedicou-se à assessoria de imprensa, atuando no MME, em empresas e em entidades ligadas à área energética.

Possui graduação em Relações Públicas (2023) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem experiência profissional em marketing de conteúdo, design e produção de eventos.