​​​​​​​Pesquisadores

Possui graduação em sociologia e economia política na Universidade do Chile, fez mestrado em Economia na ESCOLATINA, do Instituto de Economia da Universidade do Chile (1973) e doutorou-se em ciência política na Universidade de São Paulo, e é professor titular aposentado de economia política internacional da UFRJ. Publicou vários livros sobre economia política internacional, desenvolvimento capitalista e geopolítica, e sobre o desenvolvimento brasileiro, entre os quais: “Poder e Dinheiro, Uma Economia Política da Globalização”, organizado com Maria Conceição Tavares e publicado pela Editora Vozes, em 1997 recebendo o Prêmio Jabuti de Economia. da Bienal do Livro de São Paulo, de 1998; e, “Poder Global e a Nova Geopolítica da Nações”, publicado pela Editora Boitempo, em 2007. Atualmente é professor permanente do Programas de Pós-Graduação de Economia Política Internacional – PEPI, e do Programa de Pós-Graduação em Bioética e Ética em Pesquisa- PBGBIOS. da UFRJ. E coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ/UFRJ, “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”, e o “Laboratório em Ética e Poder Global’- LABEPOG da UFRJ.

José Luís Fiori

Possui graduação em Administração (2002) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado (2005) em Economia pela UFBA e doutorado em Economia (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Técnico de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atualmente é professor de economia da UFRJ . Tem vasta experiência em economia politica, Estado e Desenvolvimento e História do Pensamento.

Eduardo Costa Pinto

Graduada em Administração pela UFSC e em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho. Mestre em Administração pela UFSC na linha de organizações e sociedade. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de produção e desenvolvimento. Atualmente atua como Administradora na área de desenvolvimento de parcerias e transferência de tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Gestão Universitária, Interação Universidade-Empresa, Instituições e Inovação.

Paola Azevedo

Possui graduação (1971) e mestrado (1975) em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem o doutorado em economia pela Boston University (1998). É professor titular da UFBA. Foi pesquisador-visitante da London School os Economics and Political Science (2001). Foi Diretor Financeiro (2003-2005) e Presidente da Petrobras (2005-2012). Foi Secretário do Planejamento do Governo da Bahia (2012-2014). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Galp. Tem vasta experiência em estudos sobre petróleo, gás, restruturação produtiva e desenvolvimento.

José Sergio Gabrielli de Azevedo

Possui graduação em Ciências Sociais, Licenciatura (2007) e Bacharelado (2011), pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Atuou como assessora técnica no Escritório Regional do Rio de Janeiro do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) de 2010 a 2018. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho. Além disso, tem experiência na área da Finanças Públicas e Orçamento Público.

Carla Ferreira