My Image

Caroline Scotti Vilain

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB). Foi consultora de importação na China e membro do International Policy for Inclusive Growth (IPC-IG). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e consultora do Pacific Institute for Research and Evaluation (PIRE) no projeto Global Smart Drinking Goals.

Cloviomar Cararine Pereira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Ciências Sociais: Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, assessorando a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Tem experiências na temática do mercado de trabalho.

My Image

Eduardo Costa Pinto

Possui graduação em Administração (2002) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado (2005) em Economia pela UFBA e doutorado em Economia (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Técnico de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atualmente é professor de economia da UFRJ . Tem vasta experiência em economia politica, Estado e Desenvolvimento e História do Pensamento.

My Image

José Luis da Costa Fiori

Possui graduação em sociologia e economia política na Universidade do Chile, fez mestrado em Economia na ESCOLATINA, do Instituto de Economia da Universidade do Chile (1973) e doutorou-se em ciência política na Universidade de São Paulo, e é professor titular aposentado de economia política internacional da UFRJ. Publicou vários livros sobre economia política internacional, desenvolvimento capitalista e geopolítica, e sobre o desenvolvimento brasileiro, entre os quais: “Poder e Dinheiro, Uma Economia Política da Globalização”, organizado com Maria Conceição Tavares e publicado pela Editora Vozes, em 1997 recebendo o Prêmio Jabuti de Economia. da Bienal do Livro de São Paulo, de 1998; e, “Poder Global e a Nova Geopolítica da Nações”, publicado pela Editora Boitempo, em 2007. Atualmente é professor permanente do Programas de Pós-Graduação de Economia Política Internacional – PEPI, e do Programa de Pós-Graduação em Bioética e Ética em Pesquisa- PBGBIOS. da UFRJ. E coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ/UFRJ, “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”, e o “Laboratório em Ética e Poder Global’- LABEPOG da UFRJ.

My Image

José Sergio Gabrielli de Azevedo

Possui graduação (1971) e mestrado (1975) em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem o doutorado em economia pela Boston University (1998). É professor titular da UFBA. Foi pesquisador-visitante da London School os Economics and Political Science (2001). Foi Diretor Financeiro (2003-2005) e Presidente da Petrobras (2005-2012). Foi Secretário do Planejamento do Governo da Bahia (2012-2014). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Galp. Tem vasta experiência em estudos sobre petróleo, gás, restruturação produtiva e desenvolvimento.

My Image

Paola Azevedo

Graduada em Administração pela UFSC e em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho. Mestre em Administração pela UFSC na linha de organizações e sociedade. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de produção e desenvolvimento. Atualmente atua como Administradora na área de desenvolvimento de parcerias e transferência de tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Gestão Universitária, Interação Universidade-Empresa, Instituições e Inovação.

My Image

Rodrigo Pimentel Ferreira Leão

Possui graduação em economia (2006) pelas Faculdades de Campinas e mestrado (2010) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (DIEESE). Foi Gerente Executivo de planejamento (2015-2016) da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e membro do Conselho de Administração da Romi (2016-2017). Atualmente é pesquisador-visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência nos temas de economia internacional, cadeias produtivas, mercado de trabalho e setor de petróleo e gás.

My Image

William Nozaki

Bacharel em ciências sociais (FFLCH-USP), mestre e doutorando em Desenvolvimento Econômico (IE-UNICAMP); foi pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas do governo federal (IPEA), nas áreas de economia internacional e economia social, foi coordenador da área de políticas para o direito à cidade na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).
Atualmente é professor de ciência política e economia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde também dirige a Cátedra Celso Furtado, é coordenador do curso internacional Estado, governo e políticas públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e compõe a diretoria técnica do Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).
Suas áreas de pesquisa são: Estado e desenvolvimento; classes sociais e grupos de interesse; política e economia.

My Image

Pesquisadores