Carla Ferreira: Refinarias da Petrobras alavancam desenvolvimento regional no Paraná

 

A pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Carla Ferreira participou da audiência pública “Impactos da Privatização da Petrobrás no Paraná”, na Assembleia Legislativa do Paraná. A audiência aconteceu na segunda-feira (11), convocada pelo Fórum de Defesa da Petrobras e pelo deputado estadual Requião Filho (MDB). Além de Carla, também fizeram apresentações Paulo César Ribeiro Lima (PHD em Engenharia na área do Petróleo, ex-engenheiro na área de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras) e a geóloga Ana Patrícia Cavalcanti de Castro Lier.

Carla Ferreira apresentou um estudo do impacto na arrecadação dos municípios do Paraná e de Santa Catarina. Ela reforçou que as refinaras têm o poder de alavancar o desenvolvimento regional. “A Petrobras, hoje, contribui com mais de 4% de arrecadação total do estado. Isso mostra o movimento econômico regional que a Petrobras faz, gerando renda, emprego e consumo”.

Ferreira ainda tratou dos royalties do petróleo. “É uma compensação financeira aos estados e municípios diante do impacto social e ambiental da produção de petróleo. Onde passa oleoduto, existem esses recursos. Tem importância significativa para os municípios de Santa Catarina, por conter instalação de embarque e desembarque de petróleo. Quando há aumento na capacidade de refino da Petrobras, há aumento nos royalties dos municípios”.

No caso do Paraná, três municípios são beneficiários dos royalties, dois por conta da Repar e um pela Usina de Xisto, em São Mateus do Sul. Em Santa Catarina, segundo a pesquisadora, o impacto da privatização seria ainda maior, em 12 municípios. “Em seis deles, os valores ultrapassam os R$ 6 milhões, e em São Francisco do Sul chegam a R$ 32, o que representa 14% da receita municipal”.

Após a audiência pública, ficou evidente que o tema precisa de mais informação e publicidade mesmo entre os deputados. Muitos parlamentares que apoiam o atual governo federal não estão se dando conta dos prejuízos que suas bases eleitorais podem sofrer. Por isso mesmo, ao final da audiência foi proposta a criação de um comitê permanente em defesa da Petrobrás, dos empregos e da arrecadação que a empresa estatal gera.

Referências:

1) Sindipetro PR e SC: Audiência Pública concluique o Paraná precisa da Petrobras

2) Assembleia Legislativa do Paraná: Comitê especial será criado para defender a manutenção da Petrobras no Paraná

3) Brasil de Fato: Privatização das refinarias da Petrobras elevará preços para população paranaense

4) CBN: Audiência Pública debate privatização de estatais no Paraná

5) Jornal do Oeste: O impacto da privatização da Petrobras no Paraná foi tema do grande expediente da Alep

Comentários:

Comentar