Leão: Crise do preço começou com coronavírus e queda na demanda chinesa

Imagem na cor azul escuro, com o logotipo do Ineep ao centro.

O coordenador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Rodrigo Leão, em entrevista à Sputnik Brasil, afirmou que a crise do petróleo tem como primeira origem um problema de demanda.

 

“O primeiro fator que a gente tem que observar é a queda da demanda asiática por petróleo. Hoje os três maiores países da Ásia – China, Índia e Japão – importam cerca de 18 milhões de barris de petróleo por dia, o que significa mais ou menos 35-37% de tudo que o mundo importa de petróleo. Com a crise do coronavírus esses países, principalmente China e Japão, começaram a ter uma queda nas importações de petróleo”, afirmou.

 

De acordo com ele, o segundo fator que originou a crise foi a disputa entre a Arábia Saudita e Rússia.

 

“Me parece que tem um movimento estrutural importante, que o preço deve se situar em um patamar um pouco mais baixo pelo menos nesse primeiro trimestre, por conta da redução da demanda asiática, que eu não imagino que deva voltar com muita força”, destacou.

 


Fonte original: https://br.sputniknews.com/opiniao/2020031015316601-recuperacao-da-petrobras-vai-depender-do-controle-do-coronavirus-diz-especialista/

 

Comunicação Ineep

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *