Ineep no Estadão: Estratégia focada no upstream vira prejuízo adicional à Petrobras

Rodrigo Leão
Imagem na cor azul escuro, com o logotipo do Ineep ao centro.

Por conta de sua própria estratégia, a Petrobras vem sofrendo mais que suas concorrentes com a crise nos preços do petróleo. A explicação é do economista Rodrigo Leão, å Coluna do Broadcast, do Estadão. A coluna, assinada por Fernanda Nunes, publica o seguinte trecho do dia 1º de abril de 2020:

 

Risco concentrado Segundo Rodrigo Leão, diretor técnico do Ineep, a estratégia de se concentrar na produção e exploração de petróleo da Petrobras – enquanto as concorrentes diversificam seus investimentos, como refino e petroquímico – ajudou a penalizar a estatal. Isso porque a empresa ficou mais suscetível às alterações no preço do petróleo.

 

Os pesquisadores do Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra vêm alertando há tempos sobre a dependência que a estatal adquiriu das exportações. A estratégia de se livrar dos setores downstream fez com que a empresa perdesse mecanismos para lidar com momentos de crise nos preços internacionais, entre outras questões.


Publicado originalmente no dia 1º de abril de 2020 em https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/coronavirus-castiga-acoes-da-petrobras-na-bolsa-de-nova-york/

 

Comunicação Ineep

Comentar