Leão e Nozaki assinam capítulo sobre Petrobras em novo livro do Ipea

Imagem na cor azul escuro, com o logotipo do Ineep ao centro.

Rodrigo Leão e William Nozaki, pesquisadores do Ineep, são co-autores do livro “Empresas estatais – políticas públicas, governança e desempenho“, lançado este mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada” (Ipea).

 

A dupla do Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo e Gás Natural (Ineep) assina o capítulo “A Petrobras no mar: uma história de incertezas e sucessos orientados pelo Estado Nacional”. Leão e Nozaki revisitam o legado da exploração e descoberta de petróleo em águas brasileiras, numa trajetória que é indissociável das relações com o capital privado, especialmente o internacional, e com o projeto político levado a cabo pelo Estado brasileiro.

 

O estudo caminha desde os desafios da exploração de petróleo no Brasil e do papel do Estado brasileiro até a situação atual da petroleira, com o desinvestimento e o desmonte do projeto da Petrobras como parte de um projeto de desenvolvimento e industrialização do país. Durante este caminho, os pesquisadores revisitam as várias fases da exploração marítima da Petrobras, passando pela concentração na Bacia de Campos à retomada de fôlego com a descoberta do pré-sal.

 

O livro está disponível gratuitamente online em PDF e pode ser baixado clicando aqui.

Informações sobre o livro no site do Ipea.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *