Produzimos estudos estratégicos sobre a indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, tendo como princípios a soberania nacional, a preocupação com a autossuficiência e segurança energética, bem como o zelo com a coisa pública. 

Contato

Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro

Rio de Janeiro, RJ.

+55 (21) 99374.2894

Menu

  • Facebook ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

Copyright Ineep 2018 - 2019. Todos os direitos reservados.

Buscar

Leão: Recorde de produção da Petrobras é fruto de investimentos que não existem mais


Plataforma de petróleo. Foto: EBC/Arquivo

Em entrevista para Fernanda Nunes e Daniela Amorim, do jornal O Estado de S.Paulo, o economista e pesquisador do Ineep Rodrigo Leão comentou o recorde de produção da Petrobras, que atingiu a marca de 4 milhões de barris de óleo equivalente por dia no final do ano passado.


"Os resultados positivos da produção de petróleo e gás são, portanto, o resultado de decisões de investimento iniciados em períodos anteriores que requerem um elevado montante de recursos e que, após a produção, irão gerar retornos e geração de caixa por longos períodos”, avaliou o economista e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) Rodrigo Leão.

Ele acrescenta que, ao mesmo tempo em que a produção de petróleo cresce, o seu processamento nas refinarias da estatal se mantém estável. O resultado é que o petróleo, que poderia ser utilizado como matéria-prima para a fabricação de combustíveis, está sendo cada vez mais exportado. Por outro lado, a política de desinvestimento atual da Petrobras jamais permitiria um recorde como o que vimos no final do ano passado.


Ao divulgar estatísticas de produção no Brasil, a ANP informou também que, em janeiro, foram extraídos 3,17 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo, um crescimento de 20% em um ano. Apenas nas áreas de exploração do pré-sal, foram produzidos 2,682 milhões de barris diários nesse mesmo período. Enquanto a produção de gás natural, de 139 milhões de m³/dia, avançou 22,6%.


Fonte: O Estado de S.Paulo: Produção de petróleo atinge marca de 4 milhões de barris no Brasil

Temas de estudo