Produzimos estudos estratégicos sobre a indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, tendo como princípios a soberania nacional, a preocupação com a autossuficiência e segurança energética, bem como o zelo com a coisa pública. 

Contato

Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro

Rio de Janeiro, RJ.

+55 (21) 99374.2894

Menu

  • Facebook ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

Copyright Ineep 2018 - 2019. Todos os direitos reservados.

Buscar

Mitos e verdades nos 66 anos da Petrobras


Rafael Rodrigues da Costa, pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo e Gás Natural (Ineep) concedeu entrevista ao Sindipetro Litoral Paulista. Destacamos alguns momentos cruciais que ajudam a entender a estratégia atual da Petrobras.


Vídeos: Sindipetro Litoral Paulista


1- Endividamento é esperado para empresas petrolíferas que encontram grandes reservas de petróleo "novo". A tentativa de confundir esse endividamento estratégico com corrupção ajudou a desmontar o crescimento da Petrobras e abriu espaço para privatizações.



2 - Petróleo não é apenas uma commodity, é um ativo estratégico da geopolítica mundial. Por isso grande parte das maiores petrolíferas são estatais.


3 - Não existe atualmente espaço no Brasil para concorrências entre várias refinarias na mesma região. Por isso mesmo é falso o argumento de que a venda de refinarias aumentará a competitividade no setor.

Para ver o vídeo do Sindipetro Litoral Paulista na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8G_ebroy8Oo



Temas de estudo