Produzimos estudos estratégicos sobre a indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, tendo como princípios a soberania nacional, a preocupação com a autossuficiência e segurança energética, bem como o zelo com a coisa pública. 

Contato

Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro

Rio de Janeiro, RJ.

+55 (21) 99374.2894

Menu

  • Facebook ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

Copyright Ineep 2018 - 2019. Todos os direitos reservados.

Buscar

No Valor: Petrobras tem menos margem de manobra para lidar com crise de preços, diz Ineep


Tanques e dutos da Regap. Foto: Divulgação

Economista diz que o tombo dos preços afetaria a empresa de qualquer jeito, mas que o plano estratégico da estatal está aumentando a sua exposição às flutuações do mercado internacional

Em entrevista ao jornalista André Ramalho, do Valor Investe, o economista Rodrigo Leão, pesquisador do Ineep, repetiu uma avaliação que o Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo vem fazendo há tempos: "ao se concentrar cada vez mais apenas na produção de petróleo para exportação, a Petrobras terá cada vez menos margem de manobra para lidar com cenários de preços baixos no mercado internacional, como o atual".


Leão reconhece que a queda nos preços afetaria a estatal de qualquer maneira, mas o plano estratégico deixou a Petrobras especialmente vulnerável, mais do que as outras grandes petroleiras internacionais.


“Quanto mais a Petrobras se direciona para uma atividade [exploração e produção] e um mercado [a China], o resultado da companhia fica mais refém do mercado internacional”, afirma o especialista.


Leão destaca ainda que companhias mais integradas, com presença forte em refino e petroquímica, costumam sentir um pouco menos os efeitos dos choques de preços, porque as cotações dos derivados costumam, historicamente, cair em ritmos menores que o do petróleo bruto.

Fonte original: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/03/09/petrobras-tem-menos-margem-de-manobra-para-lidar-com-crise-de-precos-diz-ineep.ghtml

Temas de estudo