Produzimos estudos estratégicos sobre a indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, tendo como princípios a soberania nacional, a preocupação com a autossuficiência e segurança energética, bem como o zelo com a coisa pública. 

Contato

Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro

Rio de Janeiro, RJ.

+55 (21) 99374.2894

Menu

  • Facebook ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

Copyright Ineep 2018 - 2019. Todos os direitos reservados.

Buscar

Vídeo: Rafael Rodrigues da Costa explica balanço da Petrobras


O sociólogo e pesquisador do Ineep Rafael Rodrigues da Costa esteve ao vivo no programa Essencial do DCM, produzido pelo portal Diário do Centro do Mundo. Os jornalistas Vinícius Segalla e Pedro Zamabarda conversaram com Rafael durante quase uma hora sobre os principais destaques e contradições do balanço da Petrobras relativo ao ano de 2019.


Os números divulgados pela empresa mostram recorde de produção e de lucro. Contraditoriamente, as receitas caem e o endividamento sofre um pequeno aumento. A mágica, explica Rafael, se esconde na venda de ativos. Ao vender partes da companhia e subsidiárias, a Petrobras garantiu um lucro recorde de R$ 40,1 bilhões no ano passado, mas o desinvestimento compromete a geração de caixa no futuro. Além disso, o abandono do refino e a aposta exclusivamente na venda de petróleo cru do Pré-Sal pode funcionar conjunturalmente, num cenário de alta de preços internacionais, mas deixa a companhia numa situação de dependência desses preços. Numa eventual queda de preços, os prejuízos serão enormes, e a Petrobras não terá alternativa viável a seu alcance.


Assista abaixo a conversa completa no programa Essencial do DCM:




Link para o programa na íntegra, no candl do DCM: https://www.youtube.com/watch?v=TQGLi1cjjO4&feature=youtu.be

Temas de estudo