Produzimos estudos estratégicos sobre a indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, tendo como princípios a soberania nacional, a preocupação com a autossuficiência e segurança energética, bem como o zelo com a coisa pública. 

Contato

Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro

Rio de Janeiro, RJ.

+55 (21) 99374.2894

Menu

  • Facebook ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

Copyright Ineep 2018 - 2019. Todos os direitos reservados.

Quem somos?

O Intituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep) foi criado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em 2018 com o objetivo de fomentar pesquisas acadêmicas e fornecer assessoria para os assuntos relacionados à agenda do setor de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil e no Mundo. 


Para atender a esse objetivo, o Ineep elabora relatórios de pesquisa, livros, palestras, além de atividades de formação, como minicursos e seminários, e de comunicação a partir da elaboração de artigos de opiniões para diversos veículos de imprensa do país.

Nossa missão

Produzir conhecimento sobre o setor para a sociedade civil em geral, e também subsidiar com reflexão técnica instituições, fundações, universidades etc., partindo dos pilares de promoção da: segurança energética, autossuficiência em derivados, coordenação estratégica e garantia de abastecimento para o mercado de combustíveis.

Nossa visão

Para o Instituto o petróleo não é apenas uma commodity, mas um recurso natural estratégico. O setor energético tem forte impacto nos preços que influenciam a vida cotidiana das pessoas, tendo um efeito multiplicador estratégico para o país. Portanto, para além da questão econômica, o setor envolve um conjunto grande de atores e, por isso, demanda uma análise estratégica, que envolva os aspectos financeiros, mas que olhe também para o desenvolvimento nacional, e a atuação do Estado como planejador e regulador na promoção de políticas públicas para o setor.

 HOMENAGEM 
Quem foi José Eduardo Dutra?

José Eduardo Dutra teve sua vida marcada pela luta em defesa da soberania energética e dos direitos da classe trabalhadora. Ingressou no Sistema Petrobrás, nos anos 80, quando trabalhou como geólogo da Petrobras Mineração (Petromisa), entre 1983 e 1990, subsidiária extinta pelo governo Collor. Foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe e dirigente nacional da CUT. Em 1994, foi eleito senador pelo PT, partido que presidiu de 2010 a 2012. Como primeiro presidente da Petrobrás no governo Lula, José Eduardo Dutra deu início ao processo de revitalização que transformou a empresa numa gigante do setor, capaz de descobrir e desenvolver a exploração do pré-sal, que é hoje responsável pela produção de mais de 50% do petróleo do país. Dutra também presidiu a Petrobras Distribuidora (BR), entre 2007 e 2009. Após uma luta árdua contra o câncer, ele faleceu no dia 04 de outubro de 2015.​​​​​​​

Temas de estudo